• Home
segunda-feira, setembro 29, 2025
  • Login
Luna Baby
  • Home
  • Estilo
  • Bolsas
  • Maternidade
  • Bem-estar
  • Gravidez
  • Bebês
No Result
View All Result
  • Home
  • Estilo
  • Bolsas
  • Maternidade
  • Bem-estar
  • Gravidez
  • Bebês
No Result
View All Result
Blog Luna Baby Bolsas
No Result
View All Result
Home Gravidez

Até quando a gestante pode tomar a vacina dTpa?

Naiara by Naiara
11 de fevereiro de 2021
in Gravidez
0
Vacina dTpa
0
SHARES
6k
VIEWS
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Telegram

Manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante, principalmente para quem está esperando um bebê. Assim, é possível proteger tanto a mamãe quanto a criança. E uma das que merecem atenção é a vacina dTpa.

Afinal, por meio dela a mãe e a criança ficam protegidas contra três doenças graves que têm riscos à gestação. Quer entender melhor e descobrir quando é hora de atualizar a sua caderneta de vacinação? Siga conosco!

O que é a vacina dTpa e para que serve?

A vacina dTpa é a vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto. Difícil? Essa é a vacina indicada para prevenção da difteria, do tétano e da coqueluche. As três doenças são muito sérias e podem causar graves questões durante a gestação ou após o nascimento do bebê.

A coqueluche, por exemplo, é a quinta maior causa de morte em crianças, sendo muito grave em bebês de até seis meses. Já o tétano é uma doença que possui alta taxa de letalidade devido à contaminação do cordão umbilical durante o parto e a difteria pode causar obstrução respiratória – e também tem uma alta taxa de mortalidade entre os recém-nascidos.

É por isso que a vacina dTpa integra o Calendário de Vacinação das Gestantes. Quando a mãe toma a vacina, ela passa a imunidade para o bebê. Dessa forma, ao nascer, a criança terá os anticorpos protetores até os dois meses de idade, quando o neném deverá receber a vacina dTp na Pentavalente.

Até quando a gestante pode tomar a vacina dTpa?

A recomendação é que a gestante tome a vacina dTpa entre a 27ª e a 36ª semana. Lembrando que qualquer vacina demora de 7 a 15 dias para ter efeito, ou seja, para conseguir desenvolver os anticorpos no indivíduo.

É de suma importância tomar a vacina dentro do prazo, para que haja tempo suficiente para seu organismo criar os anticorpos contra essas doenças e transmiti-los ao feto. Caso o seu bebê nasça prematuro, ele já terá recebido a proteção da mãe.

Reforço

Se você não tomou nenhuma vacina contra essas doenças (tétano, difteria e coqueluche) antes de engravidar, então precisará tomar duas doses da dupla adulto (dT) – com intervalo mínimo de 30 dias, e depois complementar com a vacina dTpa.

Caso você já tenha tomado uma dose de dT antes de engravidar, precisará reforçar com uma dose de dT e mais uma de dTpa.

Já as mulheres que se preveniram com duas ou mais doses da dT, é possível fazer a administração em dose única da dTpa.

De qualquer forma, as grávidas devem tomar uma dose de dTpa por gestação, independentemente de já ter tomado a vacina anteriormente, pois, como vimos, ela também ajuda a proteger o bebê.

A vacina dTpa está disponível nos serviços privados de vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde para gestantes a partir da 20ª semana de gestação e puérperas até 45 dias após o parto.

Qual a reação da vacina dTpa?

A vacina dTpa é uma vacina inativada, por isso não tem como causar a doença. A aplicação é feita intramuscular e algumas pessoas podem ter reações como vermelhidão no local da aplicação, dor, inchaço e sensibilidade – que costumam melhorar em 24 horas.

Ainda é possível desenvolver sonolência nas primeiras horas após a vacina, irritabilidade e febre.

Atenção, mamãe: a vacina não é indicada para quem já apresentou anafilaxia ou sintomas neurológicos causados por componentes da vacina ou após a administração de doses anteriores.

Quais outras vacinas a gestante deve tomar?

Além da vacina dTpa, a gestante deverá contar com as seguintes vacinas.

Gripe

A vacina deve ser tomada antes ou durante o inverno, pois no final do ano é mais difícil encontrá-la nas clínicas e postinhos. Essa é a única vacina que você poderá tomar em qualquer período da gestação.

A gripe é uma doença séria e a grávida tem 4 vezes mais chance de desenvolver uma condição crítica, além da doença aumentar em 30% o risco de nascimento prematuro.

Hepatite B

Essa vacina faz parte do calendário oficial infantil e quem toma as 3 doses, normalmente, está protegido por toda a vida. Porém, é importante a mulher, até mesmo antes de engravidar, ter certeza se realmente foi vacinada.

Se você não tiver tomado as três doses, faça a sorologia para a doença e se informe sobre o calendário na UBS mais próxima. Caso ainda não tenha tomado nenhuma dose, precisará tomar 2 durante a gravidez e 1 após o parto.

A Hepatite B é uma doença que você poderá passar para o seu bebê e, quase 25% das crianças contaminadas desenvolverão infecção hepática crônica, além de haver mais chances dos bebês morrerem de câncer de fígado ou cirrose.

Vacinas para casos especiais

Em alguns casos, a grávida poderá ter que tomar outras vacinas, como:

  • Hepatite A: no Brasil, há risco de exposição ao agente transmissor da hepatite A com bastante frequência, então a vacinação é considerada por alguns médicos. Como essa é uma vacina inativada, não oferece riscos às grávidas;
  • Pneumocócicas: um esquema sequencial dessas vacinas pode ser usado em gestantes que apresentam risco para doenças pneumocócicas invasivas;
  • Meningocócica conjugada ACWY e meningocócica B: para esse caso, o médico deverá considerar a situação epidemiológica da região onde a grávida está.

Vacinas proibidas para as grávidas

As grávidas não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, por exemplo a Tríplice Viral (combate a Rubéola, a Caxumba e o Sarampo), da Varicela (catapora), da Febre Amarela e a BCG (contra Tuberculose).

Isso porque essas vacinas são elaboradas a partir do vírus ou da bactéria vivos e atenuados. Então existe o risco, ainda que baixo, da grávida, que está com a imunidade alterada devido à gestação, desenvolver essas doenças.

Porém, existem exceções. Como quando a mulher reside em uma área com foco de transmissão, por exemplo nos locais onde há riscos de transmissão de febre amarela. Nesses casos, o médico avaliará o risco da vacina.

Caso você tenha tomado uma dessas vacinas sem saber que estava grávida, comunique imediatamente ao seu médico, para proceder com o correto acompanhamento.

A Tríplice Viral não pode ser tomada durante a gestação, mas pode ser aplicada no puerpério e durante a amamentação, assim como a da Varicela e do HPV. Já a vacina contra a dengue não pode ser aplicada nem durante a gestação e nem durante a amamentação.

Agora você já sabe tudo sobre a vacina dTpa e o calendário de vacinação para gestantes? Ajude suas amigas e futuras mamães compartilhando essas dicas nas suas redes sociais!

Previous Post

Dieta para gestante: qual fruta grávida não pode comer?

Next Post

Kit Bolsa Maternidade: conheça 4 modelos

Naiara

Naiara

Next Post
kit bolsa maternidade

Kit Bolsa Maternidade: conheça 4 modelos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Luna Baby Bolsas

Fabricação Exclusiva de Produtos para Maternidade. Malas, Bolsas,Mochilas e Acessórios com muito Estilo e Elegância, trazendo Praticidade à vida das nossas Mamães!

Categorias

  • Bem-estar
  • Bolsas
  • Gravidez
  • Maternidade

Siga LunaBaby

  • Loja

Feito com ❤ da BeeOn para você!

No Result
View All Result
  • Home

Feito com ❤ da BeeOn para você!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In